O que é Grupo de Oração?

O Grupo de Oração (GO) é a célula fundamental do Movimento Eclesial da Renovação Carismática Católica (RCC) que pode estar presente numa diocese, paróquia, capela, mas também em colégios, universidades, presídios, empresas, fazendas, condomínios, residências, etc. O GO está presente em todos os lugares possíveis para anunciar que Jesus Cristo vive e é o Senhor.

Os Grupos de Oração são espaços que proporcionam o encontro pessoal com Jesus, a partir do Batismo no Espírito Santo, experiência profunda com o amor de Deus derramado no coração humano pelo mesmo Espírito, e recebido através da submissão ao senhorio de Jesus Cristo.

Todas as pessoas são bem-vindas e podem participar de um grupo de oração. Portanto, o GO é uma porta aberta para uma descoberta ou redescoberta de que somos herdeiros de uma graça especial que em Jesus, pelo poder de seu Espírito Santo, transforma não só a nossa realidade, mas tudo o que está à nossa volta.

É o encontro semanal onde os carismáticos vivenciam o Batismo no Espírito Santo e os seus carismas, por meio do louvor, de orações, dos cânticos, da pregação da Palavra de Deus e de testemunhos. É um momento privilegiado de oração comunitária e vivência fraterna, onde se pode renovar a alegria, a fé e a experiência profunda com o Amor de Deus que tudo transforma.

Equipe de servos responsáveis pelo bom andamento do Grupo de Oração em sua espiritualidade, estrutura, dinâmica e direção. É composto por pessoas comprometidas, com madura caminhada cristã e que testemunham uma autêntica vida no Espírito. Nas reuniões do Núcleo de Serviço, os servos avaliam o andamento do grupo de oração e as reuniões de oração; em oração, fazem o discernimento do tema e Palavra que serão trabalhados na reunião de oração; planejam a caminhada do grupo; intercedem pelas necessidades dos demais servos e da comunidade.

É um tempo destinado para aprofundar a fé e crescer em comunidade. Este é um momento dedicado à espiritualidade, à partilha e ao estudo de temas pertinentes à vida carismática e à Doutrina da Igreja católica. É destinado às pessoas que iniciaram o processo formativo da RCC, e já concluíram o Seminário de Vida no Espírito Santo e o Retiro de Experiência de Oração, e que sentem em seus corações o desejo de conhecer mais o Senhor e seus ensinamentos.

O que não pode faltar em nossos Grupos de Oração:

►O Louvor

O louvor ao Senhor nos leva a cumprir aquilo para o qual fomos criados, isto é, realiza-se em nós a expectativa de Deus a nosso respeito: fomos criados para o louvor de Sua glória (cf. Ef 1,14b)”. O louvor ocupa um lugar privilegiado em cada Grupo de Oração.

►A Palavra de Deus

Alimento para a fé. É assim que entendemos a Palavra de Deus. Em cada reunião, as pregações apresentam Jesus Cristo como Senhor e Salvador dos homens, tendo sempre como base as Sagradas Escrituras. Vale destacar ainda que essas palestras, inspiradas na Palavra de Deus, trazem sempre uma força própria de recriação.

O genuíno Batismo no Espírito Santo

Segundo a Beata Elena Guerra, “o Pentecostes não terminou; de fato, é sempre Pentecostes em todos os tempos e em todos os lugares, porque o Espírito Santo deseja ardentemente dar-se a todos os homens, e aqueles que o desejam podem recebê-lo sempre”. A cada encontro, os membros experimentam a renovação do Batismo no Espírito Santo por meio da oração de efusão.

Prática dos Carismas

Os Carismas, também conhecidos como Dons de Deus, foram dados a todos os batizados para que sejam colocados a serviço dos outros. Um espaço propício para isso é o Grupo de Oração. Os membros, conduzidos pelo Espírito Santo, se deixam usar por Deus para alcançar, curar, amar cada coração presente naquele momento.

►A Vida Comunitária

Um dos primeiros frutos da experiência de Pentecostes foi a comunhão, a vida fraterna. Portanto, os Grupos de Oração precisam também trazer essa marca de amor. Assim, os membros não devem ter medo e nem vergonha de ajudar e receber ajuda, de doar ou mesmo expor suas necessidades.a própria de recriação.

Missionariedade

Partir em missão! Os discípulos cheios do Espírito Santo saíram e anunciaram Cristo ressuscitado a todos os homens após o Pentecostes. O Espírito Santo deu a cada um deles a coragem necessária para realizar a sua missão da melhor forma. Nesse sentido, os Grupos de Oração também trazem essa graça missionária. Por isso, eles precisam, inclusive, apresentar Jesus por inteiro e levar a cada homem e a cada mulher a experiência genuína com o Batismo no Espírito Santo.

Como participar de um Grupo de Oração?

Os grupos de oração estão presentes em todo o Brasil, nos 26 estados e no Distrito Federal, nas paróquias, capelas, em hospitais, universidades, presídios etc. Acontecem semanalmente, em horários e dias a depender de cada realidade. Nossos grupos de oração estão de portas abertas para receber todas as pessoas que desejarem fazer a experiência do Amor de Deus e do Batismo no Espírito Santo. Para encontrar o Grupo de oração mais próximo de você, basta pesquisar abaixo o local, endereço, dia e horário desejados.

Participe de um Grupo de Oração!

Encontre o Grupo de Oração mais perto de você: